sábado, setembro 12, 2009

Toshiba

Vi ontem a cauda de um rouxinol-bravo, acabadinho de anilhar, na boca duma cadela. Foi a agitação da canídea na perseguição que me despertou a atenção. Apenas 3 caudais pedindo liberdade para voar. Em vão se tentou abrir-lhe a boca. E abrir a boca duma Boxer cruzada de Fila S. Miguel (ou coisa que parecida) não é lá muito fácil. A cadela quando sentiu que a mandíbula poderia ceder fez "glup".
Foi assim o final de um jovem rouxinol-bravo, de um trago.

Já no início da semana tínhamos sido presenteados com a veia caçadora da cadela. Metida num caniço sacou um pato-real nas margens de um caniçal. Este, com algum esforço e paciência, ainda o conseguimos salvar mas não ganhou para o susto, o pobre anatídeo. Depois de convenientemente anilhado fui libertá-lo. Foi um ver se te avias a fugir, seguramente ainda com receio que lhe aparecesse de novo a boca de um cão.

Seu nome é Toshiba.

6 comentários:

N Melo disse...

Estás fazendo anilhagem ou uma experiência do tipo "a maneira mais eficaz de matar aves na anilhagem"?!

Coitado do passarinho...

sergei disse...

parecia

m. disse...

pergunta tonta, não seria melhor não levar a cadela?

sergei disse...

a questão é que parece que a cadela não costumava ir. mas agora está com cachorrinhos e os gajos não param quietos e ela vai sempre atrás deles. depois acaba por ser um pouco incontrolável...
acho que eles vão passar a tê-la presa, que remédio.

Anónimo disse...

eu acho que devias ensinar a cadela a anilhar.

sergei disse...

agora outro que a ensie que já me vim de lá embora. mas fosse eu a mandar...